Há um ano, a Inteligência Artificial (IA) generativa entrou em cena e, pela primeira vez desde o smartphone, as pessoas começaram a mudar a forma como interagem com a tecnologia. As pessoas estão trazendo a IA para o trabalho em uma escala inesperada — e agora a grande questão é: como isso vai?
À medida que a IA se torna onipresente no ambiente de trabalho, tanto os funcionários quanto as empresas estão sob extrema pressão. O ritmo e a intensidade do trabalho, que se aceleraram durante a pandemia, não diminuíram, então os funcionários estão trazendo sua própria IA para o trabalho.
Os líderes concordam que a IA é um imperativo empresarial e sentem a pressão para mostrar um retorno sobre o investimento imediato, mas muitos não têm um plano e uma visão para passar do impacto individual à aplicação da IA para impulsionar os resultados financeiros.
Ao mesmo tempo, o mercado de trabalho está prestes a mudar e há uma nova economia de IA. Embora alguns profissionais temam que a IA substitua seu trabalho, os dados contam uma história mais matizada de uma escassez de talentos ocultos, de mais funcionários que desejam mudar de carreira e de uma enorme oportunidade para aqueles que desejam melhorar suas habilidades.
“A IA está democratizando a experiência em toda a força de trabalho”
disse Satya Nadella, Presidente e CEO da Microsoft.
Nossa pesquisa mais recente destaca a oportunidade para todas as organizações aplicarem essa tecnologia para impulsionar melhores tomadas de decisão, colaboração e, em última análise, resultados de negócios.
Para o nosso quarto Índice Anual de Tendências de Trabalho, lançado hoje, fizemos parceria com o LinkedIn pela primeira vez em um relatório conjunto para que pudéssemos fornecer uma visão abrangente de como a IA não está apenas remodelando o trabalho, mas o mercado de trabalho de forma mais ampla.
Entrevistamos 31 mil pessoas em 31 países, identificamos tendências de trabalho e contratação no LinkedIn, analisamos trilhões de sinais de produtividade do Microsoft 365 e conduzimos pesquisas com clientes da Fortune 500. Os dados apontam para insights que todos os líderes e profissionais precisam saber e ações que podem tomar quando se trata das implicações da IA para o trabalho.
Funcionários impulsionam a adoção da IA no trabalho, enquanto líderes enfrentam desafios de implementação
Os funcionários querem a IA no trabalho e não vão esperar que as empresas os alcancem. Três em cada quatro trabalhadores do conhecimento (75%) usam agora IA no trabalho. Os funcionários, sobrecarregados e sob pressão, dizem que a IA economiza tempo, estimula a criatividade e permite que se concentrem no trabalho mais importante.
Embora 79% dos líderes concordem que a adoção da IA é fundamental para se manterem competitivos, 59% estão preocupados em quantificar os ganhos de produtividade da IA e 60% estão preocupados que sua empresa não tenha uma visão e um plano para implementá-la.
Embora os líderes sintam a pressão para transformar os ganhos de produtividade individuais em impacto organizacional, os funcionários não estão esperando colher os benefícios: 78% dos usuários de IA estão trazendo suas próprias ferramentas de IA para o trabalho. A oportunidade para cada líder é canalizar esse impulso para o retorno sobre o investimento.
Para os funcionários, a IA eleva a fasquia e ultrapassa o limite máximo da carreira. Também vemos a IA começando a impactar o mercado de trabalho. Embora a IA e a perda de empregos sejam prioridade para alguns, nossos dados mostram que mais pessoas estão de olho em uma mudança de carreira, que há empregos disponíveis e que os funcionários com habilidades em IA serão os primeiros a escolher.
A maioria dos líderes (55%) afirma estar preocupada em ter talento suficiente para preencher as vagas abertas este ano, com os líderes em segurança cibernética, engenharia e design criativo a sentirem-se mais pressionados.
E os profissionais estão procurando. Quarenta e seis por cento em todo o mundo estão considerando desistir no próximo ano um recorde histórico desde a Grande Reorganização de 2021 um estudo separado do LinkedIn descobriu que os números dos EUA são ainda maiores, com 85% de olho em mudanças de carreira.
Profissionais buscam capacitação em IA enquanto líderes enfrentam desafios de treinamento e desenvolvimento
Embora dois terços dos líderes não contratariam alguém sem habilidades em IA, apenas 39% dos usuários receberam treinamento em IA de suas empresas. Assim, os profissionais estão se capacitando por conta própria. No final do ano passado, vimos um aumento de 142x no número de membros do LinkedIn adicionando habilidades de IA como Copilot e ChatGPT aos seus perfis e um aumento de 160% no número de profissionais não técnicos que usam cursos do LinkedIn Learning para desenvolver suas habilidades em IA.
Em um mundo onde as menções à IA nas postagens de emprego do LinkedIn geram um aumento de 17% no crescimento das aplicações, é uma via de mão dupla: as organizações que capacitam os funcionários com ferramentas e treinamento de IA atrairão os melhores talentos, e os profissionais mais qualificados terão vantagem.
A ascensão do usuário avançado de IA e o que eles revelam sobre o futuro. Na pesquisa, surgiram quatro tipos de usuários de IA em um espectro desde céticos que raramente usam IA até usuários avançados que a utilizam extensivamente. Em comparação com os céticos, os usuários avançados de IA reorientaram seus dias de trabalho de maneiras fundamentais, reimaginando os processos de negócios e economizando mais de 30 minutos por dia. Mais de 90% dos usuários avançados dizem que a IA torna sua carga de trabalho esmagadora mais gerenciável e seu trabalho mais agradável, mas eles não estão fazendo isso por conta própria.
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Usuários avançados trabalham para um tipo diferente de empresa. Eles têm 61% mais probabilidade de ter ouvido de seu CEO sobre a importância de usar IA generativa no trabalho, 53% mais probabilidade de receber incentivo da liderança para considerar como a IA pode transformar sua função e 35% mais probabilidade de receber treinamento personalizado em IA para seu papel ou função específica.
“A IA está redefinindo o trabalho e está claro que precisamos de novos manuais”, disse Ryan Roslansky, CEO do LinkedIn. “São os líderes que constroem para a agilidade em vez da estabilidade e investem na construção de competências internamente que darão às suas organizações uma vantagem competitiva e criarão equipes mais eficientes, comprometidas e equitativas.”